sexta-feira, 25 de abril de 2014

Alguns livros que li recentemente

Entre os livros que li recentemente estão:
Um porto seguro, de Nicholas Sparks. Do mesmo autor de Um homem de sorte, Um Amor Para Recordar, entre outros livros de sucesso, este segue a mesma linha. Ele definitivamente é talentoso. Conta a história de uma moça que resolve morar em uma cidade pequena, porém ela tem um passado misterioso e faz o possível para fugir dele. Aos poucos a história vai se revelando e termina com um final emocionante e ao mesmo tempo surpreendente. Li o livro após assistir o filme, portanto eu já tinha uma boa noção do final, por isso recomendo fazer o inverso.
O lado bom da vida, Mathew Quick. Tem uma história bem interessante. Narrada pelo ponto de vista do personagem principal, Pat Peoples, recém-saído de uma instituição psiquiátrica. O seu maior desejo é sair do "lugar ruim" (a instituição psiquiátrica) e reconquistar a esposa. Pat não tem noção de quanto tempo ficou realmente internado na instituição e não lembra como foi parar lá, pois seus parentes e amigos parecem fazer questão de omitir estes dados dele. Confesso que em alguns trechos ele se torna um pouco monótono, mas ele recompensa pelo humor provocada pela ingenuidade quase infantil de Pat.
O menino do pijama listrado, de John Boyne, narra uma história um tanto quanto única: é contado pela perspectiva de uma criança, mas é direcionado aos adultos, por causa da temática envolvida. Se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde o personagem principal é Bruno, um menino de nove anos e sua família são obrigados a se mudar de Berlin e ir para uma cidade do interior, por causa do trabalho do pai, que é muito sério e importante. Na nova moradia, ele não tem vizinhos e amigos para brincar, então ele resolve "explorar" a vizinhança: um local cercado, onde quase todos são muito magros e vestem um pijama e um boné listrados. Ele conhece um menino Shmuel, da mesma idade que a dele, que usa uma braçadeira com uma estrela de Davi bordada nela. Dali em diante, ele passa a ir encontrar o menino todos os dias. Muito bom.
O homem que calculava, de Malba Tahan. Narra as aventuras e proezas de um homem muito inteligente e talentoso com os números (Beremiz Samir), por um companheiro de viagem. Muito bom para quem tem dificuldade em gostar do tema (matemática), ele resolve problemas cotidianos através do bom uso da matemática, como o caso da divisão dos camelos. Também traz curiosidades, como a "amizade quadrática", entre outras.
Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. É uma trilogia que se passa numa época futura, no país de Panem, que ficaria onde os Estados Unidos estão hoje. O país é dividido em distritos, onde cada um produz um item diferenciado para sustentar a Capital. Katmiss é moradora do 12, produtor de carvão. A personagem central é Katnis Everdeen, que perdeu o pai num acidente nas minas. Como a mãe entrou em depressão pela perda do marido e a irmã é muito nova, ela acaba assumindo a função de sustentar a família através da caça ilegal. Uma vez por ano, cada distrito é obrigado a sortear dois jovens para um combate sangrento do qual somente sai um vencedor, que recebe suprimento e dinheiro mensalmente e de duração vitalícia. A justificativa para tal "torneio" é uma rebelião organizada pelo povo muitos anos antes, onde o distrito 13 teria sido destruído pela guerra e os jogos seriam uma forma de punição (disfarçada de misericórdia). Naquele ano Prim, irmã de Katniss, completa 12 anos e pode, pela primeira vez, ser a escolhida para ir aos jogos. Ao ouvir o nome da irmã ser chamado, Katniss se voluntaria para ir no lugar dela. A trilogia narra os jogos e os eventos que se seguem. Realmente muito bom. Vale a pena a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário