Temos a chance de decidir se o dia vai ser bom ou ruim. Não existe dia "mais ou menos".
Mateus 6.22-23. Os dias ruins servem para provar o nosso caráter. Os olhos servem apenas para captação de luz. As trevas são a essência da luz. E sem lâmpada não tem luz.
Salmo 119.105-108. Para a lâmpada funcionar, precisa de comprometimento com o Senhor. Sempre temos um direcionamento de Deus para nossas vidas. Os altos e baixos têm que ser eliminados da nossa vida. Salmo 119.130-138. O que vai acender a lâmpada é buscar a Deus, e daí vem a revelação. Assim vai ser mais fácil decidir diariamente. E mesmo quando o dia é ruim, temos o entendimento do porquê. É muito importante vigiar os nossos olhos.
Lucas 6.39. Nosso mestre é Jesus. O argueiro é um cisco, e significa o pecado. Para nós transformarmos a vida do outro, precisamos transformar a nossa primeiro. Se entrar um cisco, é porque a proteção do olho falhou, não houve resposta em tempo oportuno (a nossa fé). O que falha é a fé, e não a santidade.
Primeiro, o cisco deixa o olho vermelho. É aquele pecado que todo mundo vê, mas a pessoa não. Ele não vive o que prega. Todo mundo foge dessa pessoa. Se estamos neste ponto, precisamos buscar ajuda. É aquele chato, que todo mundo sai quando ele chega. Há diferença entre acusação e revelação. Essa pessoa vê o pecado do outro e fala, mas não vê o próprio pecado.
Segundo, 0 cisco vai incomodar, irritar, doer, trazer inquietação. É aquele que sempre vê incomodação, vive incomodado. A fé dele está fraca. Muita coisa está entrando. O futuro pertence a Deus. A sua frase típica é "maldito é o homem que confia no homem"; muita gente fala mal dos outros na igreja. Temos que ter amor de Cristo para perdoar quando os outros falharem. O cisco também traz enfermidade. Nossos líderes, antes de serem líderes, são nossos irmãos. Como medimos, seremos medidos. Pessoas nessa situação têm uma vida seca espiritualmente.
O irritado é murmurador, incomoda tanto que deixa os outros irritados. O povo de Israel reclamou tanto que deixou Moisés irritado. Ele acha que o problema está em tudo, e não nele. E em geral ele não dizima.
Mateus 6.24. Para tiramos a avareza do coração é preciso dizimar. O povo passa dificuldade porque é avarento. A avareza seca os olhos. Não tem espaço no caixão para riquezas. O irritado gera discórdias entre pessoas. O inchaço significa orgulho. Glutonaria, bebedice e desperdício também se encaixam aqui. Gasta sem ter fundos para pagar. Cuidado com o muito querer. O inquieto faz um monte de coisas ao mesmo tempo e nada dá certo. Tem problemas nas áreas profissional, sentimental e ministerial. O inquieto quer solucionar seus problemas de forma rápida, faz as coisas e não conclui. Está na hora de pararmos de nos focar nas atividades, e nos focarmos em Deus. O pecado leva à dor e ao sofrimento. É aquele que acha que não serve para nada, não conhece as próprias habilidades. Somos preciosos para Deus, e Ele nos deu dons para fazer as coisas nessa terra. Só não estamos enxergando. Com o tempo, pode ficar cego.
Números 21.9. Deus mostrou que os problemas estão em nós, e não nas coisas que nos cercam. Temos que arrancar do nosso coração, para sermos curados.
Terceiro, vai para idolatria, prostituição, feitiçaria. Está completamente cego, só a intervenção divina. Mateus 9.27-31. Os cegos seguiram todos os passos, mas quando Jesus lhes ordenou que ninguém soubesse eles não obedeceram; pararam de seguir e se afastaram de Jesus naquela hora. Pessoas que aplicaram suas habilidades na igreja tiveram as vidas completamente transformadas. Eles saíram da presença de Deus. O comprometimento na igreja ajuda a manter a santidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário