Deus tem um plano para nós, Ele nos criou com um propósito, mas eles se dissolveram por causa do pecado. E Deus sempre quer restaurar isso. Uma dessas coisas é que Deus tem o desejo de habitar com o homem, de estar conosco. A cultura do homem no mundo é que temos de fazer esforços absurdos para estar com Deus, que Ele não quer estar conosco. Mas isso não é verdade. O grande desejo de Deus é habitar conosco, Ele anseia por isso, por agir miraculosamente na nossa vida. Deus quer mudar de endereço. Deus nos ama tanto que Ele preferiu sair da adoração poderosa no céu para vir morar em nós. A palavra diz isso, mesmo que os problemas digam que não. Ele não quer nos ver somente nos fins de semana.
O entendimento da igreja primitiva era o de que Deus não habitava em templos, e essa é a verdade. Davi teve o desejo de fazer uma casa para Deus. E esse desejo era louvável, mas Deus responde que esse desejo Ele não tinha, o único lugar que ele queria morar era em nós (Atos 7.47-50; Isaías 57.15; 66.1). Tanto que Ele nos formou com as próprias mãos.
A partir do 4º século, esse pensamento mudou. Enquanto ainda entendermos que Deus mora num templo, viveremos uma vida superficial com Deus. Ele habita EM nós. Se Deus não habita em templos feito por homens, então porque Ele mandou fazer o tabernáculo, com todos aqueles detalhes? Êxodo 29.45-48. Está escrito "habitar", e não "visitar". Há uma diferença: quando a luta vem bater à porta, e Ele HABITA, pode ser que Ele atenda. Ele está conosco sempre! Quando estamos juntos, Deus está no nosso meio. E quando estamos sozinhos? A palavra hebraica traduzida por "no meio", na verdade significa DENTRO. Quando obedecemos, Deus habita DENTRO de nós. Quando estamos na luta, Ele está dentro de nós. João 14.23. O desejo dele não é esperar a próxima vez que vamos à igreja, mas morar EM nós, no nosso coração. Jesus confirma isso. Hebreus 3.6 Há outros milhares de versículos sobre casa. A manifestação de Deus acontece não porque o lugar é diferente ou especial, mas porque nos reunimos, e a glória de Deus que está em cada um se manifesta quando adoramos juntos. Enquanto acreditamos que Deus mora na igreja (templo), vamos ter apenas visitações, mas não vemos o sobrenatural. A partir do quarto século, as pessoas começaram a agir com religiosidade, porque pensavam que Deus estava apenas no templo.
Então, quando falamos mal de um irmão, amaldiçoamos, estamos destruindo a morada de Deus. Porque devemos congregar? Efésios 2.20-22; Salmo 133. É mentira pensarmos que não precisamos congregar. Lá em Êxodo, Deus fala que DEPOIS deles fazerem o templo, Ele viria morar com o povo. A sequência é essa, porque Ele quer testar se queremos mesmo que Ele more em nós. Ele mora em nós, mas o nome dele mora no templo. Quando desonramos esse templo, desonramos o nome de Deus na terra. Ele quer ver se honramos o nome dele na terra, para que Ele possa habitar em nós. Deuteronômio 12.11. Quando o home de Deus é honrado, Ele habita dentro de nós. 1 Crônicas 17.1-15. Deus diz, exatamente como em Êxodo, que Salomão vai fazer a casa, não para Ele morar, mas sim para o NOME dele. 1 Reis 6.12-13. É sempre nessa sequência: Deus vê primeiro o coração, para ver se pode morar nele. Quando vamos ao culto, estamos dizendo: Deus, eu quero experimentar mais de Ti".
Quando vemos alguém falando mal de outra pessoa, não devemos deixar isso acontecer. Ou devemos nos retirar ou levar um à presença do outro, para que haja uma restauração. Provérbios 6.16-19. A sétima coisa Deus abomina: semear contendas entre irmãos. Quando damos ouvidos a quem fala mal de outro, as ondas de maldição também nos atingem (Números 16.29-33). Não vivemos a plenitude de Deus na nossa vida. Jesus estava no templo na hora da celebração, para ver o coração das pessoas na hora da oferta, Deus analisa nossos corações (Ezequiel 9.3).
Há quatro abominações para Deus: semear contendas, idolatria, perversão sexual e tomar o nome de Deus em vão (Êxodo 20.7). O que tem nos seduzido, ao ponto de nos virarmos de costas para o templo?? Limitamos a intervenção divina em nossas vidas por causa disso. Ezequiel 8.16; 43.1-12.
Ao santificarmos o nome do Senhor, o reino vem, e as coisas acontecem: cura, milagre, libertação... Como Deus vai trabalhar em nós, se não estivermos no meio da congregação? 1 Coríntios 3.16-17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário