segunda-feira, 13 de junho de 2011

Culto de domingo (12/06/2001) - Pr. Digão - Rei dos reis

Deus sempre tem algo novo para nos trazer. Quanto mais conhecermos (Oséias 6.3) a Cristo, mais Deus vai intervir em nossas vidas. Uma das principais características de Jesus Cristo, e não tem nada superior a ela, é a de que Ele é Rei. Nós não temos essa vivência como nação, de monarquia. Nada do que o rei fala pode ser mudado. Assim também é o que Deus fala.
Davi mencionava a Deus como seu rei (Salmo 5.2).
Quando Pilatos está julgando Jesus, ele diz que não vê culpa em Jesus, mas a acusação é a de que Ele se diz Rei, era a única acusação contra ele (Mateus 27.37). Cristo, em hebraico, significa "aquele que é ungido como rei". Pilatos até simpatizou com Ele (inclusive foi alertado pela esposa para não crucificá-lo), mas mesmo assim foi mandado para a Cruz. E quantas vezes nós o mandamos para a cruz, mesmo gostando dele também?
O reinado envolve governo, autoridade, controle. Estamos prontos para isso? Esse é o primeiro atributo que temos que conhecer de Deus. Porque todo o resto que Ele quer fazer na nossa vida depende desse único ponto. Quando Jesus Cristo nasceu, o primeiro nome que foi usado para designá-lo foi "Rei dos judeus" (Mateus 2.2). Quando conhecemos a Deus como Rei, vamos ver o reino dos Céus descendo na terra (Salmo 145.13). A libertação e a cura que recebermos permanecem quando conhecermos a Deus como Rei, e não somente por aquele que nos cura ou que nos liberta.
Jesus sempre foi chamado de Rei dos reis. João O menciona dessa maneira em Apocalipse (19.16). Muitas vezes queremos fazer a nossa vontade, mas Ele é o Rei (Mateus 7.21, Provérbios 16.25). Se não damos o lugar a Ele, não vemos o reino de Deus na nossa vida.
Daniel diz que Ele é o REI ETERNO (1 Timóteo 1.17). Ele não quer que vivamos de altos e baixos, mas as vitórias só são permanentes quando damos a Deus o lugar devido. Em toda a Bíblia Ele é chamado de Grande Rei: tem tudo nas mãos, controla tudo e faz o que quer. Antes de nascermos Ele já era Rei, e sempre será. Jesus ensina que para uma pessoa ser liberta, tem que vir um mais valente do que aquele que a estava prendendo. O grande erro de Satanás é se achar o grande rei, ele quer ser adorado. Em sua coxa não está escrito aquele que provê ou que liberta, mas Rei dos reis. Salmo 24.9 - O Rei da glória é aquele que muda nossa história na terra.
Mateus 27.11.31, 37; João 18-19.22 - César é uma tipificação das coisas mais grotescas que se possam imaginar. O povo dizia que o rei deles era César, e não Jesus. Ou seja, quem governava suas vidas. As nossas fraquezas acontecem porque não conhecemos Jesus Cristo como Rei. Conhecemos Ele como Rei, ou apenas ouvimos falar que Ele é o Rei? Salmo 24.7-10 - Quando declaramos que Jesus é nosso Rei, abrimos espaõ para o favor de Deus nas nossas vidas. A Bíblia mostra Jesus como Rei. Ele cura uma enfermidade, Ele liberta, porque é Rei. Se conhecermos a Deus como Rei, não vamos apenas "sobreviver" na fé, mas vamos ter vida em abundância.
Ele nasceu para isso (ser Rei), e não para nos servir (João 18.37). Se entendermos isso, não precisamos entender mais nada. Ele nos liberta porque Ele é REI e liberta. Se não o vemos como Rei, vamos conhecer apenas alguns pedaços de Jesus, e não Deus na totalidade. Ele liberta, provê e cura, porque Ele é Rei. As outras atribuições são apenas consequência disso.
Não tem nada maior do que Ele. Vamos conhecer a Jesus como aquele que só nos dá uma ajudinha e deixar que outros nos governem, ou deixá-lo ser o Rei em nossa vida? Ele nasceu para ser o Rei. Temos que para de perder tempo, e deixá-lo ser o Rei. Quando Ele ordena algo, é para o nosso bem. Somente ele pode anular os decretos sobre a nossa vida, e é por isso que Satanás faz de tudo para nos prostrarmos diante de outras coisas (João 10.10), e Ele não seja o Rei. Se Ele é o Rei, Ele governa, e se Ele não é, tem outro rei governando.
Isaías viu o Rei, e sua vida foi transformada (Isaías 6.1-5). Não queremos conhecer o Rei, porque Ele vai nos exigir transformação. Os outros profetas também tiveram vida transformada (ex: Jeremias, Ezequiel, Malaquias, Zacarias). Os problemas de Israel começaram quando o povo começou a pedir um rei físico, e rejeitar a Deus como seu Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário